08 OUT 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Nova alça de retorno do parque Sarandi reduz trajeto em 4 km e desafoga trânsito na Ressaca
Foto: divulgação/Construtora Itamaracá

Obras de mobilidade e um plano de modernização do sistema viário em curso está facilitando o tráfego na cidade, solucionando problemas e possibilitando maior conforto à população e reduzindo a emissão de gases poluentes. Um exemplo é a nova alça de retorno sobre o parque Sarandi, na Ressaca, que já está liberada, encurtando, significativamente, o trajeto de veículos que se deslocam pela avenida Severino Ballesteros Rodrigues.

A nova alça de retorno conta com duas faixas ligando os dois sentidos da avenida, próximo ao Shopping Contagem. Ela está permitindo uma economia de 4 km no deslocamento para quem trafega no sentido região Nacional ou para a Pampulha, em Belo Horizonte, e quer retornar para Contagem em direção às regiões da Sede, Vargem das Flores, Eldorado e Industrial, com agilidade e segurança.

O viaduto faz parte de um conjunto de obras do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que está em fase de implantação. A alça de retorno também vai beneficiar uma média de 5.908 passageiros do transporte público por dia, cerca de 153 mil, por mês, que utilizarão o Terminal Ressaca quando ele for ativado.

Além desta implantação, foi realizada a duplicação dos viadutos Ceasa, Américas II (ambos na Ressaca), Complexo Beatriz (Sede e Eldorado), além de revitalização de 447 vias dentro do Programa “Asfalto Novo” e a retomada da construção do viaduto Integração/Teleférico sobre a BR-040, que vai ligar as regiões Ressaca e Eldorado.

A implantação da alça de retorno da avenida Severino Ballesteros Rodrigues recebeu investimentos de R$ 9.861.770,30, oriundos de financiamento do município junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Edição: João Cavalcanti